Pesquisar este blog
terça-feira, 23 de julho de 2013
Reflexões sobre as formas de conhecermos novos lugares
www.restaurantevernissage.blogspot.com
Em suas idas e vindas, você trouxe verdadeiras reflexões sobre as formas de conhecer novos lugares. Suas viagens pelo Brasil, Alemanha, Chile, Estados Unidos revelam através
de seus registros ( imagens, vídeos e e-mails) que podemos viver grandes transformações na experiência de se viajar. Fica evidente seus sentimentos mais profundos com o passar do tempo e da distância.
Não por acaso, você é uma viajante que busca conhecer gente e lugares, desenvolvendo com eles uma relação de afeto, encanto e algumas vezes "compaixão."
Essas viagens, é bom ressaltar, não pertencem somente a você, elas são formas de meditação, de interação entre o passado e o futuro. São relatos autobiográficos, são crônicas de viagens, são poemas escritos nas chorosas despedidas, com lágrimas que continuam a ser derramadas, mesmo quando o avião já se encontra muito distante.
Mas, a diferença que você aponta é tão profunda quanto seus registros: trata-se da existência de diferentes formas de viver, nem sempre alegre, porém intensa, de estar mais aberto para se encontrar com outras pessoas, de comprimir-se na multidão, de acostumar-se com as horas perdidas nas mudanças de fuso horário, na observação dos caminhos visitados, nas fadigadas - ou não - noites mal dormidas, na busca pelo alimento que sacia a fome, mas não a saudade, no vocabulário limitado ou com notável fluidez, na contagem dos dias e, na ansiedade, fruto da pressa, pelo ponto de chegada!
Entretanto, você traz em suas malas, além de suas compras, a recompensa mais preciosa - o autoconhecimento. É ele que permite encontros profundos, mesmo que fugazes, entre pessoas que não se conheciam. Unem-se, assim, uma forma de se relacionar com o tempo, lugares, coisas e pessoas.
Dedico essa crônica a uma viajante especial,
Com carinho,
Rosana Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário