Pesquisar este blog

sábado, 26 de outubro de 2013

Sequência Didática: Ortografia e Pontuação

ORTOGRAFIA E PONTUAÇÃO 
Cabe ao professor oferecer aos alunos a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos, fazer comparações com outras formas de pontuar e analisar os aspectos notacionais da língua enfatizando a ortografia; acentuação e pontuação. Para isso é preciso trabalhar com pequenos textos de diversos gêneros, fazer a observação de sua pontuação e a finalidade a que ela se destina. Conteúdos específicos:
- Observação e análise de regularidades ortográficas
- Conhecimento e utilização da pontuação segundo regras
- Reconhecimento da pontuação ou da falta de pontuação para obter um efeito estilístico
- Reconhecimento e emprego das diferentes formas de pontuação em diálogos


7º ano

Tempo estimado 
6 aulas
Material necessário: 
Textos escritos tendo como suporte livros didáticos, pesquisa na internet
Obras literárias completas
Crônica:     A cidade e a roça - Rubem Braga. Rio de Janeiro: 1964.p.57(Fragmento)
Desenvolvimento
1ª etapa
Ler um trecho da crônica de Rubem Braga, do qual foi retirado todos os sinais de pontuação. Depois, conversar com o colega sobre sua experiência de leitura. Dessa forma, perceberão a importância da pontuação estilística, ou seja, utilizada para sugerir uma emoção, uma sensação, um sentimento. Fazer as seguintes perguntas:
Foi fácil ler o texto? Compreendeu o conteúdo? Houve algum trecho no qual foi difícil atribuir sentido? Afinal a pontuação fez falta ou não? Por quê?
2ª etapa                                                                                                                                                                                                                           Durante a discussão sobre as questões, recordar ou entender os conceitos de discurso direto e indireto.  
 3ªetapa
 Distribuir o texto a eles com a devida pontuação (íntegra). Depois é preciso que leiam em voz alta para comparar e sentir a diferença entre as duas formas de enunciação. 
Em seguida, perguntar: A presença desses sinais de pontuação ajudou a ler e compreender melhor o texto?

4ª etapa
 Propor exercícios que sistematizem o emprego da pontuação. Deve utilizar textos completos (períodos e parágrafos, e não frases isoladas). É preciso que as atividades tenham significado, estejam em um contexto mais reflexivo que possibilite a análise de regularidades ortográficas a serem realizadas. Uma boa estratégia é trabalhar com as próprias produções dos alunos, coletivamente, em situações de reescrita, e não apenas de correção, para que percebam como escrever os mesmos textos com uma pontuação diferente da original. 



Avaliação
A avaliação se dará coletivamente, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões sobre pontuação e realizando exercícios, e individualmente, quando estiverem empregando a pontuação em produções escritas, de maneira prescritiva apenas ou de forma criativa para obter efeitos estilísticos.

Sequência Didática realizada para o Curso MGME



Nenhum comentário:

Postar um comentário