Pesquisar este blog

domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Pausa - Moacyr Scliar

Situação de Aprendizagem desenvolvida pelos cursistas Profª Rosana Silva e Profº Rudnei Freitas



  •   Texto:  Pausa               " Moacyr Scliar "


  •   Público Alvo: série 7ª / 8º ano 


  •   Objetivo: Ler o texto para conhecer e produzir inferências globais, identificar as informações implícitas ou pressupostas para compreender o texto, reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase em conto, explorar e ampliar a capacidade de leitura e checar hipóteses.


  •     Conteúdos: elementos da narrativa, leitura de narrativas.


  •     Competências e habilidades: inferir elementos da narrativa, reconhecer elementos da narrativa, analisar características do conto e desenvolver competência leitora.


  •    Estratégias: análise e comparação do conto em diferentes mídias, fazendo intervenções por meio de estratégias de leitura.


  •   Recursos: Caderno do Professor, livro didático, internet, dicionário.


  •   Avaliação: Leitura e análise de contos, usando questões que contemplem as estratégias de leitura, de acordo com Roxane Rojo.



                                               Procedimentos para antes da leitura.

  • Vamos ler um texto de Moacyr Scliar ( alguém já leu algo que tenha sido escrito por ele?)
  • O que sabemos sobre o autor do texto?
  • Vamos procurar no dicionário o significado da palavra " pausa".
  • Vamos confirmar  se os conceitos que vocês têm da palavra aparecem no dicionário.
  • Entrega dos textos aos alunos.

                                              Procedimentos durante a leitura.
                                      
  • Habilidades de inferências a partir da leitura
  • Após a leitura do 1º parágrafo, perguntar:
  • A que horas Samuel se levantou?
  • E qual pode ser o dia da semana?
  • Por que a esposa de Samuel perguntou se ele iria sair de novo?
  • Por que se usa uma máscara escura?
  • Samuel x Isidoro, por que a mudança de nome?

                                              Procedimentos  após a leitura:

  • Retomada do contexto de produção;
  • Troca de impressões a respeito dos textos lidos;
  • Impressões de estética;
  • Tema e linguagem;
  • Para que serve a pausa do personagem?
  • O que você entendeu do texto?
  • Você gostou do texto?
  • Habilidades de leitura.
  • Ativar os conhecimentos.
  • Apreciação a partir dos recursos.

  • http://www.universidadefalada.com.br/pausa-moacyr-scliar-audiolivro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário