- Texto: Pausa " Moacyr Scliar "
- Público Alvo: série 7ª / 8º ano
- Objetivo: Ler o texto para conhecer e produzir inferências globais, identificar as informações implícitas ou pressupostas para compreender o texto, reconhecer a tipologia narrativa, com ênfase em conto, explorar e ampliar a capacidade de leitura e checar hipóteses.
- Conteúdos: elementos da narrativa, leitura de narrativas.
- Competências e habilidades: inferir elementos da narrativa, reconhecer elementos da narrativa, analisar características do conto e desenvolver competência leitora.
- Estratégias: análise e comparação do conto em diferentes mídias, fazendo intervenções por meio de estratégias de leitura.
- Recursos: Caderno do Professor, livro didático, internet, dicionário.
- Avaliação: Leitura e análise de contos, usando questões que contemplem as estratégias de leitura, de acordo com Roxane Rojo.
Procedimentos para antes da leitura.
- Vamos ler um texto de Moacyr Scliar ( alguém já leu algo que tenha sido escrito por ele?)
- O que sabemos sobre o autor do texto?
- Vamos procurar no dicionário o significado da palavra " pausa".
- Vamos confirmar se os conceitos que vocês têm da palavra aparecem no dicionário.
- Entrega dos textos aos alunos.
- Habilidades de inferências a partir da leitura
- Após a leitura do 1º parágrafo, perguntar:
- A que horas Samuel se levantou?
- E qual pode ser o dia da semana?
- Por que a esposa de Samuel perguntou se ele iria sair de novo?
- Por que se usa uma máscara escura?
- Samuel x Isidoro, por que a mudança de nome?
- Retomada do contexto de produção;
- Troca de impressões a respeito dos textos lidos;
- Impressões de estética;
- Tema e linguagem;
- Para que serve a pausa do personagem?
- O que você entendeu do texto?
- Você gostou do texto?
- Habilidades de leitura.
- Ativar os conhecimentos.
- Apreciação a partir dos recursos.
http://www.universidadefalada.com.br/pausa-moacyr-scliar-audiolivro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário