Antologias Poéticas: Gênero literário - Poesia
• na modalidade de organização didática, conhecida como “Atividade Permanente”, ou seja, ação pedagógica que se repete de modo regular, por exemplo, semanalmente ou quinzenalmente, com a finalidade
de permitir a convivência
frequente e intensa com determinado gênero de texto, proporcionando aos alunos
oportunidades de experimentar diferentes modos de ler, para que possam desenvolver
estratégias diversificadas de leitura;
• no procedimento “Leitura Compartilhada” como lugar privilegiado de ler com o aluno conversando e construindo o sentido do texto.
RODA DE
LEITURA COM POESIA
Introdução
Que
tal fazer um presente de natal ou de amigo secreto? Sugerir uma
antologia, ou seja, uma reunião de textos prediletos, feita à mão ou impressa em computador. Os
alunos podem transcrever poemas, poesias, fazer ilustrações, recortar, pintar,
etc.Uma boa dica para comemorar o final do ano letivo é organizar uma" festa da
leitura”, com a troca de antologias poéticas feitas por e para os alunos. Será
uma bela recordação, e um excelente modo de registrar a história de leitura
vivida por cada um neste ano.
Recursos didáticos
Caderno
de registro do aluno, coletânea de poesias.
Caderno
de registro
Cada aluno terá seu caderno de
registro. Deste, constará a relação de obras lidas/analisadas/trabalhadas, como
forma de elaborar uma memória das leituras feitas.
Organização da sala de aula
Explicar para os alunos a finalidade da atividade, bem como seu desenvolvimento.
Organizar
com eles os livros a serem lidos, distribuindo-os entre os alunos. Propiciar
momentos de leitura em pequenos grupos/duplas/ trios, outros, de leitura individual.
Outros ainda em que todos da classe estarão envolvidos, de forma coletiva e, ao
mesmo tempo.
Desenvolvimento
da atividade – tempo: 5 aulas
- Organizar o acervo selecionado para esse momento, de tal forma que as dupla/trio/pequenos grupos de alunos tenham um livro ou cópias retiradas da internet.
2. Começar o trabalho, solicitando que cada grupo analise seu livro, atentando para o título, o nome do autor, etc.
3. Pedir que alguns grupos falem sobre suas escolhas, mostrando seus livros ou pesquisas para os demais colegas. Valorizar as hipóteses dos alunos, sem deixar de mostrar as inconsistências que possam ocorrer. Mostrar que o leitor proficiente, em situação de escolha livre, usa esta estratégia de leitura, por exemplo, na hora de decidir sobre a aquisição ou não de um livro: o “objeto livro” pode ser um primeiro contato que conquista ou não o leitor, especialmente, os mais jovens.
4. Fazer com os alunos a lista do que está sendo lido na classe, com o título dos livros, nomes dos autores, editoras de tal maneira que saibam com qual acervo estão trabalhando, até mesmo para futuras leituras. A listagem pode ser feita, com cada grupo escrevendo os dados de sua obra, na lousa. Pode ainda ser feita no computador (quando for o caso) e, posteriormente, ser reproduzida para todos.
5.
Provavelmente, os livros são coletâneas de poesias cujos títulos estão no
sumário. Assim, solicite que os alunos leiam-no e escolham uma poesia para ser
lido nesse momento.
6. Fazer uma ”RODA DE LEITORES”. É o momento de muita troca, pois cada um dos alunos deverá ler para os colegas.
7. Propor, a seguir, alguns produtos que podem materializar leituras feitas pelos alunos. Eles podem transcrever poesias, fazer ilustrações, confeccionar cartões, desenhar, pintar, etc.
Avaliação
O professor poderá ao final da última aula dada organizar a troca de antologias especialmente feitas por e para os alunos.
O professor poderá ao final da última aula dada organizar a troca de antologias especialmente feitas por e para os alunos.
Outras leituras
Pesquisa na
internet de outras poesias natalinas.
Conclusão
O trabalho com o desenvolvimento de
habilidade de leitura é um dos passos importantes para o estudo
dos gêneros, visto que o aluno, ou qualquer pessoa, quando fala ou escreve em
determinada situação de comunicação, está produzindo um gênero de texto. Os
Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN ) insistem nesse tema, considerando
como fundamental para o Ensino da Língua Portuguesa. Diferentes teóricos, como " Bakbtin," " Dolz," " Shneuwly," se ocuparam do estudo do tema, tanto do ponto de
vista teórico quanto de sua aplicação escolar.
De acordo com o que sugerem "Dolz e
Shneuwly" em seu livro “Gêneros orais e escrito na escola “(2004 ), um estudo
crítico e reflexivo foi desenvolvido com o objetivo de aplicar em sala de aula,
procedimentos possíveis para o ensino de gêneros selecionados pelo projeto da
escola.
É
importante considerar, a retomada de Modalidades Organizativas Permanentes,
Sequência Didática, Leitura em voz alta, Roda de Leitura.
Diante do que foi exposto durante as atividades,
fica evidente que ensinar a ler vai muito além de ensinar a decodificar
palavras em um texto. Ensinar a ler, significa ensinar os alunos a usar
estratégias de leitura, como disse" Solé, Isabel" Estratégias de leitura. Porto
Alegre. Artmed. 1998, na busca da construção e re (construção) dos significados
de um texto, que são naturalmente empregadas pelos alunos ao fazer a leitura do
mundo: observando, antecipando, interpretando o mundo que os rodeia.
Bibliografia
de referência: Bandeira, Manuel. Berimbau e outros poemas. Olympio, José
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