Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2020

Plano de Ensino de Inglês 2020 / 1º ano do Ensino Médio - Ensino Remoto

 

 

 

                 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

                            DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE GUARATINGUETÁ

E.E. “Prof. Aroldo Azevedo” - Lorena

 

PLANO DE ENSINO 2020

I- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PROFESSOR: Rosana Silva

DISCIPLINA: ENGLISH

SÉRIE/ANO: 1º A/B/C

BIMESTRE:2º

SEGMENTO: Manhã

 

 

II- JUSTIFICATIVA:

Considerando as demandas específicas para equipe docente, expressas nas legislações vigentes2, a saber: na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, especificamente no artigo 13; na Lei Complementar do Estatuto do Magistério nº 444/85, referente aos deveres explícitos no inciso XII; Parecer CEE 67/98, que trata das normas regimentais para as Escolas; e no Comunicado SE-1, de 4-3-2015 que dispõe sobre as Diretrizes3 Norteadoras da Política Educacional do Estado de São Paulo para 2015 – 2018 e tomando por base os resultados educacionais da EE “Aroldo Azevedo” , este Plano de Ensino justifica-se pela necessidade de direcionar a atuação do Professor como mediador do processo ensino aprendizagem, com vistas a atingir a meta estabelecida pela SEE para a escola. Assim, este documento trará propostas de ensino-aprendizagem, às quais se realizarão por meio da execução dos Planos de aula, visando à implementação do Currículo Oficial, das habilidades em Situação Crítica e Muito Crítica (explícitas nas Avaliações SARESP e AAP), colaborando desta forma na construção e no desenvolvimento de situações de aprendizagem, explorando diferentes aportes materiais e tecnológicos oferecidos pela SEE..

 

III- OBJETIVO GERAL:

        Sintonizar os alunos com o tema da atividade, conhecer os países cuja língua oficial é o inglês e compará-los com os da Língua Portuguesa; conhecer os conceitos de língua estrangeira e de língua franca; discutir a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras no mundo.

       Desenvolver nos alunos consciência linguística e levá-los a perceber que fazem parte de um mundo plurilíngue.

       Mobilizar conhecimento prévio de mundo nos diferentes usos da língua estrangeira; antecipar informações interdisciplinar contidas na integração entre a língua inglês e outras áreas do conhecimento. Levar os alunos a perceber a importância da produção cultural em inglês como representação da diversidade cultural e linguística e a reconhecer diferentes variações linguísticas(de gênero, classe social, registro, região etc.).

 

 

 

IV- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O ensino de língua inglesa no ensino médio parte dos princípios básicos da abordagem comunicativa, desenvolvendo as habilidades oral e escrita.                               Desenvolver a prática de leitura e compreensão de textos escritos em língua inglesa, fazendo uso de estratégias de leitura.                                                               Compreender e utilizar estruturas linguísticas de maneira contextualizada.                                                                                                                                                               Conscientizar sobre a importância da Língua Estrangeira para a formação humana e profissional  do aluno em situações reais de comunicação na língua.                              A referência às quatro habilidades linguísticas: compreensão escrita( reading), produção escrita ( writing), compreensão oral(listening) e produção oral(speaking).

 

 

 

Habilidade

Objeto de conhecimento

Ação

Estratégia

Recurso

Avaliação

 

Inferir sentidos de palavras, com base na compreensão global do texto.                                   

 

Relacionar palavras em língua inglesa a suas definições. • Inferir significados, apoiando-se em pistas e em conhecimentos prévios.

 

  Relacionar conteúdos a seções de um jornal.

 

Identificar as características de um gênero. • Identificar a opinião do autor em um texto. • Inferir informação implícita em um texto. • Relacionar diferentes construções frasais a seu uso comunicativo. • Inferir uma regra gramatical com base na análise de exemplo

 

Informação no mundo globalizado: O jornal            

 

Reconhecimento da estrutura geral de um jornal (seções e seus objetivos). A primeira página de um jornal e suas manchetes             

 

Opinião do leitor (localização de informações explícitas e reconhecimento do tema) 

 

Abreviações em classificados • Voz passiva, presente e passado • Pronomes relativos (who, that, which, where) Textos para leitura e escrita em língua inglesa • Opinião do leitor, primeira página, classificados, notas de correção Produção • Manchetes para notícias de um jornal de classe ou da escola

 

 

 

 

 

 

 

 

Aulas expositivo-dialogadas em grupos sociais de forma online e interagindo sobre os temas abordados nas aulas do CMSP.

 

 

Desenvolvimento de projetos que conectam o aprendizado da língua inglesa à formação humana e profissional dos alunos.

 

Uso de cartolinas, painéis para mural em diferentes plataformas digitais.

 

   Reconhecer a organização de um jornal online em seções; inferir sentidos de palavras;

   

Relacionar palavras em língua inglesa a suas definições; usar pistas para resolver palavras cruzadas online.

   

 

 

Deduzir uma regra gramatical com base em exemplos e aplicá-la em outras situações.

   

Informações em textos não verbais, usando revistas online, imagens de diferentes plataformas digitais. recortes etc.

 

 

Recursos multimídia, aparelho de som, celular, revistas online, dicionário, dicionário online, lousa, apostilas e livro didático.

 

Caderno do Aluno

 

Caderno do Professor

 

Uso de Tics

 

 

A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação do aluno nas aulas do CMSP.  

 

 

Na resolução de exercícios, trabalhos individuais, em grupo online.

 

Atividades enviadas por aplicativos aos grupos  formados pela

 

coordenadora da escola.

 

 

 

 

V- PROJETOS:

Parceria com a Mediação da escola                                                                                                                                                                                          

Murais digitais, Cartazes postados em redes sociais

Projetos da Unidade Escolar e do CMSP

 

VI- RECUPERAÇÃO:                                                                                                                                                                                      

Acompanhar o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades online do CMSP e nas atividades enviadas pela coordenadora escolar ao grupo das respectivas salas.

 

 

VII- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

 Livro Didático: WAY TO ENGLISH – CLAUDIO FRANCO / ESSENCIAL ENGLISH-ANTONIO DE SIQUEIRA E SILVA-                                                                                                                                                                                         

 

CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS), Secretária da Educação,                                              

 

Caderno do Aluno e Professor - Ensino Médio, 1ª Série, São Paulo, 2009.

 

Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol):

Ana Beatriz Pereira Franco, Ana Paula de Oliveira

Lopes Vieira, Jucimeire de Souza Bispo e Marina

Tsunokawa Shimabukuro.

 

 

 

 

 

 

 

 

PARECER DO PROFESSOR COORDENADOR:

 

 

 

 

 PARECER DO DIRETOR

 

 

 

 

 Lorena, 08 de abril de 2020

Rosana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário