DIRETORIA DE ENSINO
– REGIÃO DE GUARATINGUETÁ
E.E.
“Prof. Aroldo Azevedo” - Lorena
PLANO
DE ENSINO 2020
I- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
PROFESSOR: Rosana Silva
DISCIPLINA: ENGLISH
SÉRIE/ANO: 1º A/B/C
BIMESTRE:2º
SEGMENTO: Manhã
II-
JUSTIFICATIVA:
Considerando as demandas
específicas para equipe docente, expressas nas legislações vigentes2, a saber:
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, especificamente no artigo
13; na Lei Complementar do Estatuto do Magistério nº 444/85, referente aos
deveres explícitos no inciso XII; Parecer CEE 67/98, que trata das normas
regimentais para as Escolas; e no Comunicado SE-1, de 4-3-2015 que dispõe sobre
as Diretrizes3 Norteadoras da Política Educacional do Estado de São Paulo para
2015 – 2018 e tomando por base os resultados educacionais da EE “Aroldo
Azevedo” , este Plano de Ensino justifica-se pela necessidade de direcionar a
atuação do Professor como mediador do processo ensino aprendizagem, com vistas
a atingir a meta estabelecida pela SEE para a escola. Assim, este documento
trará propostas de ensino-aprendizagem, às quais se realizarão por meio da
execução dos Planos de aula, visando à implementação do Currículo Oficial, das
habilidades em Situação Crítica e Muito Crítica (explícitas nas Avaliações
SARESP e AAP), colaborando desta forma na construção e no desenvolvimento de
situações de aprendizagem, explorando diferentes aportes materiais e
tecnológicos oferecidos pela SEE..
III-
OBJETIVO GERAL:
Sintonizar
os alunos com o tema da atividade, conhecer os países cuja língua oficial é o
inglês e compará-los com os da Língua Portuguesa; conhecer os conceitos de
língua estrangeira e de língua franca; discutir a importância da aprendizagem
de línguas estrangeiras no mundo.
Desenvolver nos alunos consciência linguística e levá-los a perceber que
fazem parte de um mundo plurilíngue.
Mobilizar
conhecimento prévio de mundo nos diferentes usos da língua estrangeira;
antecipar informações interdisciplinar contidas na integração entre a língua
inglês e outras áreas do conhecimento. Levar os alunos a perceber a importância
da produção cultural em inglês como representação da diversidade cultural e
linguística e a reconhecer diferentes variações linguísticas(de gênero, classe
social, registro, região etc.).
IV-
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O ensino de língua inglesa no ensino médio parte dos
princípios básicos da abordagem comunicativa, desenvolvendo as habilidades oral
e escrita.
Desenvolver a prática de leitura e compreensão de textos escritos em
língua inglesa, fazendo uso de estratégias de leitura. Compreender e
utilizar estruturas linguísticas de maneira contextualizada.
Conscientizar sobre a
importância da Língua Estrangeira para a formação humana e profissional do aluno em situações reais de comunicação na
língua. A
referência às quatro habilidades linguísticas: compreensão escrita( reading),
produção escrita ( writing), compreensão oral(listening) e produção
oral(speaking).
Habilidade |
Objeto de
conhecimento |
Ação |
Estratégia |
Recurso |
Avaliação |
Inferir
sentidos de palavras, com base na compreensão global do texto. Relacionar
palavras em língua inglesa a suas definições. • Inferir significados,
apoiando-se em pistas e em conhecimentos prévios. Relacionar conteúdos a seções de um jornal.
Identificar
as características de um gênero. • Identificar a opinião do autor em um
texto. • Inferir informação implícita em um texto. • Relacionar diferentes
construções frasais a seu uso comunicativo. • Inferir uma regra gramatical
com base na análise de exemplo |
Informação no
mundo globalizado: O jornal
Reconhecimento
da estrutura geral de um jornal (seções e seus objetivos). A primeira página
de um jornal e suas manchetes
Opinião do
leitor (localização de informações explícitas e reconhecimento do tema) Abreviações
em classificados • Voz passiva, presente e passado • Pronomes relativos (who,
that, which, where) Textos para leitura e escrita em língua inglesa • Opinião
do leitor, primeira página, classificados, notas de correção Produção •
Manchetes para notícias de um jornal de classe ou da escola |
Aulas
expositivo-dialogadas em grupos sociais de forma online e interagindo sobre
os temas abordados nas aulas do CMSP. Desenvolvimento
de projetos que conectam o aprendizado da língua inglesa à formação humana e
profissional dos alunos. Uso de
cartolinas, painéis para mural em diferentes plataformas digitais. |
Reconhecer a organização de um jornal online em seções; inferir
sentidos de palavras; Relacionar palavras em língua inglesa a suas
definições; usar pistas para resolver palavras cruzadas online. Deduzir uma regra gramatical com base em exemplos e aplicá-la em
outras situações. Informações em textos não verbais, usando
revistas online, imagens de diferentes plataformas digitais. recortes etc. |
Recursos
multimídia, aparelho de som, celular, revistas online, dicionário, dicionário
online, lousa, apostilas e livro didático. Caderno do
Aluno Caderno do
Professor Uso de Tics |
A avaliação
será feita de forma contínua, considerando a participação do aluno nas aulas
do CMSP. Na resolução
de exercícios, trabalhos individuais, em grupo online. Atividades
enviadas por aplicativos aos grupos
formados pela coordenadora
da escola. |
V-
PROJETOS:
Parceria com a Mediação da
escola
Murais digitais, Cartazes
postados em redes sociais
Projetos da Unidade Escolar
e do CMSP
VI- RECUPERAÇÃO:
Acompanhar o envolvimento e o
desempenho dos alunos nas atividades online do CMSP e nas atividades enviadas
pela coordenadora escolar ao grupo das respectivas salas.
VII-
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Livro
Didático: WAY TO ENGLISH – CLAUDIO FRANCO / ESSENCIAL ENGLISH-ANTONIO DE
SIQUEIRA E SILVA-
CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS), Secretária da Educação,
Caderno do Aluno e Professor
- Ensino Médio, 1ª Série, São Paulo, 2009.
Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol):
Ana Beatriz Pereira Franco, Ana Paula de Oliveira
Lopes Vieira, Jucimeire de Souza Bispo e Marina
Tsunokawa Shimabukuro.
PARECER
DO PROFESSOR COORDENADOR:
|
PARECER DO DIRETOR
|
Lorena, 08 de abril de 2020
Rosana
Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário