PLANO DE ENSINO 2020
NOME DA ESCOLA: AROLDO AZEVEDO |
PROFESSOR: Rosana Silva |
SÉRIE: 6º A/B |
DISCIPLINA: Língua Portuguesa |
PERÍODO: 2º BIMESTRE |
JUSTIFICATIVA
|
Considerando as
demandas específicas para equipe docente, expressas nas legislações
vigentes2, a saber: na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96,
especificamente no artigo 13; na Lei Complementar do Estatuto do Magistério
nº 444/85, referente aos deveres explícitos no inciso XII; Parecer CEE 67/98,
que trata das normas regimentais para as Escolas; e no Comunicado SE-1, de
4-3-2015 que dispõe sobre as Diretrizes3 Norteadoras da Política Educacional
do Estado de São Paulo para 2015 – 2018 e tomando por base os resultados
educacionais da EE “Aroldo Azevedo” , este Plano de Ensino justifica-se pela
necessidade de direcionar a atuação do Professor como mediador do processo
ensino aprendizagem, com vistas a atingir a meta estabelecida pela SEE para a
escola. Assim, este documento trará propostas de ensinoaprendizagem, às quais
se realizarão por meio da execução dos Planos de aula, visando à
implementação do Currículo Oficial, das habilidades em Situação Crítica e
Muito Crítica (explícitas nas Avaliações SARESP e AAP), colaborando desta
forma na construção e no desenvolvimento de situações de aprendizagem,
explorando diferentes aportes materiais e tecnológicos oferecidos pela SEE.. |
OBJETIVO
GERAL |
•
Ler, analisar, interagir com diferentes
leituras digitais. •
Selecionar ideias e organizá-las para a
produção de atividades online. •
Coletar informações e fazer anotações sobre a
atividade analisada. •
Desenvolver o hábito de usar diferentes
mídias. •
Criar hipótese de sentido a partir de
informações dadas pelo texto verbal e não verbal em ambiente virtual. •
Reconhecer os elementos organizacionais e
estruturais caracterizadores de diferentes gêneros textuais. •
Interagir com as muitas informações enviadas
ou recebidas nas plataformas digitais. •
Ampliar a leitura midiática. •
Construir critérios para ler diferentes
gêneros textuais a partir dos conhecimentos sobre a mídia impressa. |
OBJETIVOS ESPECIFICOS
•
Uso das diferentes TICs •
Participação em ambientes virtuais assim como
as diferentes formas de interação interpessoal no contexto virtual. •
Coletar informações e fazer anotações sobre o
objeto de conhecimento do app CMSP •
O uso de muitos recursos tecnológicos,
diferentes plataformas online. •
Interagir
nas aulas online do CMSP ou outras
mídias disponíveis. •
Produção de cartazes |
Habilidade a ser desenvolvida |
EF06LP01A
- Identificar diferentes graus de
(im)parcialidade advindos de escolhas linguístico-discursiva feitas pelo
autor EF06LP01B - Desenvolver atitude
crítica frente aos textos jornalísticos. EF06LP01C
- Analisar de forma consciente as
escolhas feitas enquanto produtor de textos. EF06LP04A
- Analisar o uso de elementos
gramaticais (substantivos, adjetivos e verbos nos modos Indicativo,
Subjuntivo e Imperativo
afirmativo e negativo) na produção (escrita/oral), leitura de diferentes
gêneros EF06LP04B - Empregar elementos gramaticais
(substantivos, adjetivos e verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e
Imperativo afirmativo e negativo) adequando-os aos usos da língua (formal ou
informal), em diferentes gêneros (escritos, orais e multimodais. EF06LP06A
- Empregar, adequadamente e em diferentes gêneros - orais e escritos, as
regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus
determinantes). EF06LP06B
- Empregar, adequadamente e em
diferentes gêneros, as regras de concordância verbal (relações entre o verbo
e o sujeito simples e composto. EF06LP11
- Utilizar, ao produzir textos em
diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais,
concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc. EF67LP06
- Identificar os efeitos de sentido
provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e
hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, em diferentes gêneros. EF67LP13
- Produzir, revisar e editar textos
publicitários, levando em conta o contexto de produção, por meio da
exploração de recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e
visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou
convencimento, criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a
interagir com o texto produzido e se sinta atraído. EF67LP23A
- Respeitar os turnos de fala, na
participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas EF67LP23B
- Formular perguntas coerentes e
adequadas em momentos oportunos em situações de aula, apresentação oral,
seminário. EF67LP17
- Analisar, a partir do contexto de
produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação
(marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de
fatos). EF69LP21
- Posicionar-se a respeito de
conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação
social (manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e
práticas próprias das culturas juvenis, por exemplo). EF69LP34
- Grifar as partes essenciais do
texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma
maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações. |
EF69LP46
- Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras
literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de
ordem estética e afetiva, EF69LP53
- Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas
(compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar histórias
tanto da tradição oral, quanto da tradição literária escrita, expressando a
compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala
expressiva e fluente, gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para
análise posterior. EF69LP55
- Reconhecer em textos de diferentes
gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de
preconceito linguístico. EF69LP56
- Fazer uso consciente e reflexivo da
norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros,
levando em consideração o contexto, situação de produção e as características
do gênero. Tema/ Objeto de Conhecimento |
Reconstrução do
contexto de produção, circulação e recepção de textos. Caracterização do
campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e
práticas da cultura digital. Morfossintaxe Elementos
notacionais da escrita/morfossintaxe Efeitos
de sentido Produção
e edição de textos publicitários Conversação
espontânea Fono-ortografia Coesão
Estratégia
de leitura: apreender os sentidos globais Efeitos
de sentido Textualização
Participação
em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de
relevância social Estratégias
e procedimentos de leitura Relação do verbal com outras semioses Reconstrução das condições de produção,
circulação e recepção Apreciação e réplica Produção de textos orais
Oralização Variação
linguística |
Sequência de Atividades para trabalhar com
essa habilidade |
Aula interativa CMSP- Proposição oral do professor sobre o que os
alunos sabem sobre notícias/manchete. Reconhecimento dos alunos
do uso da norma padrão ou de outras variedades linguísticas. Linguagem formal e
linguagem coloquial. Cordel – linguagem
regionalista – A magia das alturas – CMSP. Produção e correção
coletiva de um texto (notícia), a partir do emprego de elementos coesivos
(pronomes, verbos do dizer, advérbios, locuções adverbiais) em um texto –
CMSP – Conto ou não conto – CMSP. Leitura
de HQ – CMSP – Preconceito linguístico. |
Reescrita
de textos: contos, relatos e notícias
Leitura
de Cordel – CMSP – Em busca da Chuva.
Xilografias
– Variações históricas – CMSP
Ação:
Participar
e interagir no CMSP
Assistir
às aulas do CMSP
Assistir a
telejornais e/ou ouvir as notícias que são veiculadas nas rádios, celulares,
internet.
Pesquisar nas
diferentes mídias: notícias, reportagens.
Refletir sobre
os telejornais, considerando sua intencionalidade e público-alvo.
Tecer comentários online e individual para o contato do
professor ou rede social da UE sobre as diferentes atividades realizadas.
Estratégia
•
Aulas
interativas no CMSP, em várias plataformas do Governo Estadual de São Paulo
•
Atividades
elaboradas pelo professor e entregue pela Coordenadora da EU
•
Interação
com professor e gestão pelo WhatsApp
•
Reconhecimento dos alunos do uso da norma padrão
ou de outras variedades linguísticas, através de atividades elaboradas no livro
didático
•
Produção do aluno e correção individual pelo professor (por
WhatsApp) das atividades enviadas e/ou aquelas determinadas pelo CMSP.
•
Retomada de
diferentes gêneros textuais: contos, relatos, fábulas etc., trabalhados no
1º bimestre, ainda com as aulas presenciais.
•
Retomada e envio do objeto de conhecimento
“classes de palavras”, trabalhados no 1º bimestre, ainda com aulas presenciais.
Recursos:
Atividades aplicadas e interativas pelo CMSP
em várias plataformas digitais.
Textos indicados
no Caderno do Professor e Aluno.
Livro didático
disponível na escola.
Vídeos ou áudios, previamente selecionados, de situações em
que os gêneros estudados sejam retomados.
Uso do celular na
participação de videoaulas do CMSP para aprendizagem, interação e pesquisa.
Uso do
dicionário online ou sites indicados
para pesquisa.
Avaliação:
Os alunos que apresentarem dificuldades em produzir
individualmente as atividades solicitadas, aplicando os mecanismos linguísticos
caracterizadores do gênero textual/midiático e/ou na elaboração das atividades,
deverão fazê-lo com a orientação individual do professor pelo celular,
computador ou em diferentes plataformas sociais. Se necessário, haverá o atendimento online das dúvidas em relação
às atividades enviadas, na qual serão
trabalhados os objetos de conhecimento, competências e habilidades ainda em
defasagem. Para a recuperação contínua de atividades/objetos de conhecimento,
contemplando o rol de habilidades (AAP) a ser retomado; contar com o apoio da
gestão escolar, CMSP, pais e ou responsáveis.
.
VII- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: |
•
Competências Gerais da BNCC, reiteradas pelo
Currículo Paulista •
Aulas Online
pelo aplicativo CMSP •
Caderno do aluno •
Livro Didático “ Se Liga Na Língua”; Wilton
Ormundo,6ºano (próprio da escola) |
PARECER DO PROFESSOR COORDENADOR: |
|
PARECER DO DIRETOR |
|
LORENA ___05_ de julho de 2020
Rosana Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário