Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2020

Plano de Ensino Língua Portuguesa 6º ano/ 2020 - Ensino Remoto

 

                                                                                PLANO DE  ENSINO 2020                               

NOME DA ESCOLA: AROLDO AZEVEDO

PROFESSOR: Rosana Silva

SÉRIE: 6º A/B

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

PERÍODO: 2º BIMESTRE

 

JUSTIFICATIVA

Considerando as demandas específicas para equipe docente, expressas nas legislações vigentes2, a saber: na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, especificamente no artigo 13; na Lei Complementar do Estatuto do Magistério nº 444/85, referente aos deveres explícitos no inciso XII; Parecer CEE 67/98, que trata das normas regimentais para as Escolas; e no Comunicado SE-1, de 4-3-2015 que dispõe sobre as Diretrizes3 Norteadoras da Política Educacional do Estado de São Paulo para 2015 – 2018 e tomando por base os resultados educacionais da EE “Aroldo Azevedo” , este Plano de Ensino justifica-se pela necessidade de direcionar a atuação do Professor como mediador do processo ensino aprendizagem, com vistas a atingir a meta estabelecida pela SEE para a escola. Assim, este documento trará propostas de ensinoaprendizagem, às quais se realizarão por meio da execução dos Planos de aula, visando à implementação do Currículo Oficial, das habilidades em Situação Crítica e Muito Crítica (explícitas nas Avaliações SARESP e AAP), colaborando desta forma na construção e no desenvolvimento de situações de aprendizagem, explorando diferentes aportes materiais e tecnológicos oferecidos pela SEE..

 

 

OBJETIVO GERAL

 

 

          Ler, analisar, interagir com diferentes leituras digitais.

          Selecionar ideias e organizá-las para a produção de atividades online.

          Coletar informações e fazer anotações sobre a atividade analisada.

          Desenvolver o hábito de usar diferentes mídias.

          Criar hipótese de sentido a partir de informações dadas pelo texto verbal e não verbal em ambiente virtual.

          Reconhecer os elementos organizacionais e estruturais caracterizadores de diferentes gêneros textuais. 

          Interagir com as muitas informações enviadas ou recebidas nas plataformas digitais.

          Ampliar a leitura midiática.

          Construir critérios para ler diferentes gêneros textuais a partir dos conhecimentos sobre a mídia impressa.

 

 

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 

 

                   Uso das diferentes TICs

                   Participação em ambientes virtuais assim como as diferentes formas de interação interpessoal no contexto virtual.

                   Coletar informações e fazer anotações sobre o objeto de conhecimento do app CMSP

                   O uso de muitos recursos tecnológicos, diferentes plataformas online.

                   Interagir  nas aulas online do CMSP ou outras  mídias disponíveis. Produção de cartazes 

 

 

 

 

 

 

Habilidade a ser desenvolvida

  

EF06LP01A -  Identificar diferentes graus de (im)parcialidade advindos de escolhas linguístico-discursiva feitas pelo autor EF06LP01B -  Desenvolver atitude crítica frente aos textos jornalísticos.

EF06LP01C -  Analisar de forma consciente as escolhas feitas enquanto produtor de textos.

EF06LP04A -  Analisar o uso de elementos gramaticais (substantivos, adjetivos e verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e

Imperativo afirmativo e negativo) na produção (escrita/oral), leitura de diferentes gêneros

EF06LP04B -  Empregar elementos gramaticais (substantivos, adjetivos e verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo afirmativo e negativo) adequando-os aos usos da língua (formal ou informal), em diferentes gêneros (escritos, orais e multimodais.

EF06LP06A - Empregar, adequadamente e em diferentes gêneros - orais e escritos, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes).

EF06LP06B -  Empregar, adequadamente e em diferentes gêneros, as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto.

EF06LP11 -  Utilizar, ao produzir textos em diferentes gêneros, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.

EF67LP06 -  Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, em diferentes gêneros.

EF67LP13 -  Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção, por meio da exploração de recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento, criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído.

EF67LP23A -  Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas

EF67LP23B -  Formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aula, apresentação oral, seminário.

EF67LP17 -  Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos). 

 

EF69LP21 -  Posicionar-se a respeito de conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social (manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis, por exemplo). 

 

 

EF69LP34 -  Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações.

EF69LP46 - Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva,

EF69LP53 - Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar histórias tanto da tradição oral, quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior.

EF69LP55 -  Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.

EF69LP56 -  Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as características do gênero.

 

 

 

 

Tema/ Objeto de Conhecimento

 

Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos. Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros em circulação, mídias e práticas da cultura digital. Morfossintaxe

Elementos notacionais da escrita/morfossintaxe

Efeitos de sentido

Produção e edição de textos publicitários

Conversação espontânea

Fono-ortografia 

Coesão

Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais

Efeitos de sentido

Textualização

Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social

Estratégias e procedimentos de leitura Relação do verbal com outras semioses

Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção Apreciação e réplica Produção de textos orais Oralização

Variação linguística 

 

 

 

 

 

Sequência de Atividades para trabalhar com essa habilidade

Aula interativa CMSP-  Proposição oral do professor sobre o que os alunos sabem sobre notícias/manchete.

Reconhecimento dos alunos do uso da norma padrão ou de outras variedades linguísticas.

Linguagem formal e linguagem coloquial.

Cordel – linguagem regionalista – A magia das alturas – CMSP.

Produção e correção coletiva de um texto (notícia), a partir do emprego de elementos coesivos (pronomes, verbos do dizer, advérbios, locuções adverbiais) em um texto – CMSP – Conto ou não conto – CMSP.

Leitura de HQ – CMSP – Preconceito linguístico.

Reescrita de textos: contos, relatos e notícias

Leitura de Cordel – CMSP – Em busca da Chuva.

Xilografias – Variações históricas – CMSP

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação:

Participar e interagir no CMSP

Assistir às aulas do CMSP

Assistir a telejornais e/ou ouvir as notícias que são veiculadas nas rádios, celulares, internet.

Pesquisar nas diferentes mídias: notícias, reportagens.

Refletir sobre os telejornais, considerando sua intencionalidade e público-alvo.

Tecer comentários online e individual para o contato do professor ou rede social da UE sobre as diferentes atividades realizadas.

 

 

Estratégia

       Aulas interativas no CMSP, em várias plataformas do Governo Estadual de São Paulo

       Atividades elaboradas pelo professor e entregue pela Coordenadora da EU

       Interação com professor e gestão pelo WhatsApp

       Reconhecimento dos alunos do uso da norma padrão ou de outras variedades linguísticas, através de atividades elaboradas no livro didático

       Produção do aluno e  correção individual pelo professor (por WhatsApp) das atividades enviadas e/ou aquelas determinadas pelo CMSP.

       Retomada de  diferentes gêneros textuais: contos, relatos, fábulas etc., trabalhados no 1º bimestre, ainda com as aulas presenciais.

       Retomada e envio do objeto de conhecimento “classes de palavras”, trabalhados no 1º bimestre, ainda com aulas presenciais.

 

Recursos:

Atividades aplicadas e interativas pelo CMSP em várias plataformas digitais.

Textos indicados no Caderno do Professor e Aluno.

Livro didático disponível na escola.

Vídeos ou áudios, previamente selecionados, de situações em que os gêneros estudados sejam retomados.

Uso do celular  na participação  de videoaulas do CMSP para  aprendizagem, interação e pesquisa.

Uso do dicionário online ou sites indicados  para pesquisa.

 

Avaliação:

Os alunos que apresentarem dificuldades em produzir individualmente as atividades solicitadas, aplicando os mecanismos linguísticos caracterizadores do gênero textual/midiático e/ou na elaboração das atividades, deverão fazê-lo com a orientação individual do professor pelo celular, computador ou em diferentes plataformas sociais.  Se necessário, haverá  o atendimento online das dúvidas em relação às  atividades enviadas, na qual serão trabalhados os objetos de conhecimento, competências e habilidades ainda em defasagem. Para a recuperação contínua de atividades/objetos de conhecimento, contemplando o rol de habilidades (AAP) a ser retomado; contar com o apoio da gestão escolar, CMSP, pais e ou responsáveis.

.

 

VII- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

       Competências Gerais da BNCC, reiteradas pelo Currículo Paulista

       Aulas Online  pelo aplicativo CMSP

       Caderno do aluno

       Livro Didático “ Se Liga Na Língua”; Wilton Ormundo,6ºano (próprio da escola)

 

 

 

PARECER DO PROFESSOR COORDENADOR:

 

 

PARECER DO DIRETOR

 

 

 

LORENA ___05_ de  julho de 2020

Rosana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário