DIRETORIA DE ENSINO
– REGIÃO DE GUARATINGUETÁ
E.E.
“Prof. Aroldo Azevedo” - Lorena
PLANO
DE ENSINO 2020
I- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
PROFESSOR: Rosana Silva
DISCIPLINA: Inglês
SÉRIE/ANO: 6º A
BIMESTRE: 2º
SEGMENTO: Tarde
II-
JUSTIFICATIVA:
Considerando as demandas
específicas para equipe docente, expressas nas legislações vigentes2, a saber:
na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, especificamente no artigo
13; na Lei Complementar do Estatuto do Magistério nº 444/85, referente aos
deveres explícitos no inciso XII; Parecer CEE 67/98, que trata das normas
regimentais para as Escolas; e no Comunicado SE-1, de 4-3-2015 que dispõe sobre
as Diretrizes3 Norteadoras da Política Educacional do Estado de São Paulo para
2015 – 2018 e tomando por base os resultados educacionais da EE “Aroldo
Azevedo” , este Plano de Ensino justifica-se pela necessidade de direcionar a
atuação do Professor como mediador do processo ensino aprendizagem, com vistas
a atingir a meta estabelecida pela SEE para a escola. Assim, este documento
trará propostas de ensino-aprendizagem, às quais se realizarão por meio da
execução dos Planos de aula, visando à implementação do Currículo Oficial, das
habilidades em Situação Crítica e Muito Crítica (explícitas nas Avaliações
SARESP e AAP), colaborando desta forma na construção e no desenvolvimento de
situações de aprendizagem, explorando diferentes aportes materiais e
tecnológicos oferecidos pela SEE..
III-
OBJETIVO GERAL:
Já
há algum tempo, o Inglês tornou-se um dos principais veículos de comunicação
nos meios sociais, nos jogos, na arte, na tecnologia, etc. Por isso é de suma
importância conhecer a Língua Inglesa para não se sentir isolado no mundo
globalizado de hoje. Sintonizar os alunos com o tema da atividade,
conhecer os países cuja língua oficial é o inglês e compará-los com os da
Língua Portuguesa; conhecer os conceitos de língua estrangeira e de língua
franca; discutir a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras no mundo.
Desenvolver nos alunos consciência linguística e levá-los a perceber que
fazem parte de um mundo plurilíngue.
Mobilizar conhecimento prévio de mundo nos
diferentes usos da língua estrangeira; antecipar informações interdisciplinar
contidas na integração entre a língua inglês e outras áreas do conhecimento.
Levar os alunos a perceber a importância da produção cultural em inglês como
representação da diversidade cultural e linguística e a reconhecer diferentes
variações linguísticas(de gênero, classe social, registro, região etc.).
IV-
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental parte dos
princípios básicos da abordagem comunicativa, desenvolvendo as habilidades oral
e escrita.
Desenvolver a prática de leitura e compreensão de textos escritos em
língua inglesa, fazendo uso de estratégias de leitura.
Compreender e utilizar estruturas linguísticas de maneira
contextualizada.
Conscientizar
sobre a importância da Língua Estrangeira para a formação humana e
profissional do aluno em situações reais
de comunicação na língua.
A referência às quatro
habilidades linguísticas: compreensão escrita( reading), produção escrita (
writing), compreensão oral(listening) e produção oral(speaking).
Habilidade |
Objeto de
conhecimento |
Ação |
Estratégia |
Recurso |
Avaliação |
(EF06LI03)
Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o
significado de palavras ou expressões desconhecidas (EF06LI15)
Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos,
cartazes, chats,
blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família,
seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto
escolar (EF06LI15)
Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos,
cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si
mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua
comunidade e seu contexto escolar (EF06LI16)
Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o
uso da língua inglesa em sala de aula. Construção de
repertório lexical (EF06LI18) Reconhecer semelhanças e
diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna
e/ou outras línguas conhecidas (EF06LI22) Descrever relações por meio do
uso de apóstrofo (’) + s. Caso genitivo (‘s) Gramática Conhecimentos
linguísticos (EF06LI23)
Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos Dimensão
intercultural (EF06LI25)
Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade
(palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu
significado |
Funções e
usos da língua inglesa em sala de aula (Classroom language) Produção de
textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor Construção de
repertório lexical Pronúncia Caso genitivo
(‘s) Adjetivos
Possessivos Presença da
língua inglesa no cotidiano |
Aulas expositivas
dialogadas e interativas no CMSP. Desenvolvimento
de projetos que conectam o aprendizado da língua inglesa à formação humana e
profissional dos alunos. Uso de
cartolinas, painéis para mural, gravuras e desenhos. Leitura em
diferentes suportes e mídias |
Reconhecer a organização de um jornal
online, inferir sentidos de palavras; uso de dicionário online. Relacionar palavras em língua inglesa a suas
definições; usar pistas para resolver palavras cruzadas online. Deduzir uma regra gramatical
com base em exemplos e aplicá-la em outras situações. Informações
em textos não verbais, usando imagens das Tics revistas, imagens, recortes etc. Atividades individuais ou em grupos em diferentes redes
sociais |
Recursos
multimídia, aparelho de som, celular, revistas online dicionário, dicionário
online, lousa, apostilas e livro didático. Caderno do
Aluno Aulas
interativa no CMSP Uso das Tics |
A avaliação
será feita de forma contínua, considerando a participação do aluno nas aulas
do CMSP, resolução de exercícios, trabalhos individuais, em grupo online. Atividades em
grupos ou em redes sociais. |
V-
PROJETOS:
Murais
digitais, Cartazes postados em
plataformas sociais
Parceria
com a Mediação escolar e Grêmio estudantil
Projetos
da UE
VI-
RECUPERAÇÃO:
Acompanhar
o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades do CMSP e nas
atividades enviadas pela coordenadora da escola nos grupos midiáticos.
VII-
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
WAY
TO ENGLISH – 6º ano – CLAUDIO FRANCO / ESSENCIAL ENGLISH-ANTONIO DE SIQUEIRA E
SILVA-
CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO
PAULO (LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS), Secretária da Educação, 2009
Caderno do Professor/ Ensino Fundamental 6º ano
Caderno do Aluno/ Ensino Fundamental 6º ano
PARECER
DO PROFESSOR COORDENADOR:
|
PARECER DO DIRETOR
|
Lorena,
8 de julho de 2020
Rosana Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário