Pesquisar este blog

sábado, 10 de outubro de 2020

Plano de Ensino de Inglês 6º ano Ensino Fundamental

 

                 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

                            DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE GUARATINGUETÁ

E.E. “Prof. Aroldo Azevedo” - Lorena

 

PLANO DE ENSINO 2020

I- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PROFESSOR: Rosana Silva

DISCIPLINA: Inglês

SÉRIE/ANO: 6º A

BIMESTRE: 2º

SEGMENTO: Tarde

 

II- JUSTIFICATIVA:

Considerando as demandas específicas para equipe docente, expressas nas legislações vigentes2, a saber: na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96, especificamente no artigo 13; na Lei Complementar do Estatuto do Magistério nº 444/85, referente aos deveres explícitos no inciso XII; Parecer CEE 67/98, que trata das normas regimentais para as Escolas; e no Comunicado SE-1, de 4-3-2015 que dispõe sobre as Diretrizes3 Norteadoras da Política Educacional do Estado de São Paulo para 2015 – 2018 e tomando por base os resultados educacionais da EE “Aroldo Azevedo” , este Plano de Ensino justifica-se pela necessidade de direcionar a atuação do Professor como mediador do processo ensino aprendizagem, com vistas a atingir a meta estabelecida pela SEE para a escola. Assim, este documento trará propostas de ensino-aprendizagem, às quais se realizarão por meio da execução dos Planos de aula, visando à implementação do Currículo Oficial, das habilidades em Situação Crítica e Muito Crítica (explícitas nas Avaliações SARESP e AAP), colaborando desta forma na construção e no desenvolvimento de situações de aprendizagem, explorando diferentes aportes materiais e tecnológicos oferecidos pela SEE..

III- OBJETIVO GERAL:

        Já há algum tempo, o Inglês tornou-se um dos principais veículos de comunicação nos meios sociais, nos jogos, na arte, na tecnologia, etc. Por isso é de suma importância conhecer a Língua Inglesa para não se sentir isolado no mundo globalizado de hoje.                                                          Sintonizar os alunos com o tema da atividade, conhecer os países cuja língua oficial é o inglês e compará-los com os da Língua Portuguesa; conhecer os conceitos de língua estrangeira e de língua franca; discutir a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras no mundo.                                                                           Desenvolver nos alunos consciência linguística e levá-los a perceber que fazem parte de um mundo plurilíngue.                                                                       Mobilizar conhecimento prévio de mundo nos diferentes usos da língua estrangeira; antecipar informações interdisciplinar contidas na integração entre a língua inglês e outras áreas do conhecimento. Levar os alunos a perceber a importância da produção cultural em inglês como representação da diversidade cultural e linguística e a reconhecer diferentes variações linguísticas(de gênero, classe social, registro, região etc.).

 

 

 

IV- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental parte dos princípios básicos da abordagem comunicativa, desenvolvendo as habilidades oral e escrita.                               Desenvolver a prática de leitura e compreensão de textos escritos em língua inglesa, fazendo uso de estratégias de leitura.                                                               Compreender e utilizar estruturas linguísticas de maneira contextualizada.                                                                                                                                                               Conscientizar sobre a importância da Língua Estrangeira para a formação humana e profissional  do aluno em situações reais de comunicação na língua.                              A referência às quatro habilidades linguísticas: compreensão escrita( reading), produção escrita ( writing), compreensão oral(listening) e produção oral(speaking).

 

 

 

 

Habilidade

Objeto de conhecimento

Ação

Estratégia

Recurso

Avaliação

 

(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas

 

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes,

 

chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar

 

 

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar

 

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

Construção de repertório lexical

 

 (EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas

 

 (EF06LI22) Descrever relações por meio do uso de apóstrofo (’) + s. Caso genitivo (‘s)

Gramática

Conhecimentos linguísticos

 

(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos

 

 

Dimensão intercultural

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado

 

 

 

Funções e usos da língua inglesa em sala de aula (Classroom language)

 

Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor

 

Construção de repertório lexical

 

 

Pronúncia

 

Caso genitivo (‘s)

 

Adjetivos Possessivos

 

Presença da língua inglesa no cotidiano

 

 

 

 

Aulas expositivas dialogadas e interativas no CMSP.

 

Desenvolvimento de projetos que conectam o aprendizado da língua inglesa à formação humana e profissional dos alunos.

 

 

 

 

Uso de cartolinas, painéis para mural, gravuras e desenhos.

 

 

Leitura em diferentes suportes e mídias

 

 

Reconhecer a organização de um jornal online, inferir sentidos de palavras; uso de dicionário online.

  

 Relacionar palavras em língua inglesa a suas definições; usar pistas para resolver palavras cruzadas online.

  

 Deduzir uma regra gramatical com base em

 

 

exemplos e aplicá-la em outras situações.

 

 Informações em textos não verbais, usando imagens das Tics

 

 

revistas, imagens, recortes etc.

 

Atividades individuais ou em grupos em diferentes redes sociais

 

Recursos multimídia, aparelho de som, celular, revistas online dicionário, dicionário online, lousa, apostilas e livro didático.

 

Caderno do Aluno

 

Aulas interativa no CMSP

 

 

Uso das Tics

 

A avaliação será feita de forma contínua, considerando a participação do aluno nas aulas do CMSP, resolução de exercícios, trabalhos individuais, em grupo online.

 

Atividades em grupos ou em redes sociais.

 

 

V- PROJETOS:

Murais digitais,  Cartazes postados em plataformas sociais

Parceria com a Mediação escolar e Grêmio estudantil

Projetos da UE

 

 

VI- RECUPERAÇÃO:

Acompanhar o envolvimento e o desempenho dos alunos nas atividades do CMSP e nas atividades enviadas pela coordenadora da escola nos grupos midiáticos.

 

VII- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

 WAY TO ENGLISH – 6º ano – CLAUDIO FRANCO / ESSENCIAL ENGLISH-ANTONIO DE SIQUEIRA E SILVA-                                                                                                                                                                                         

CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS), Secretária da Educação, 2009                                                 

Caderno do Professor/ Ensino Fundamental 6º ano

Caderno do Aluno/ Ensino Fundamental 6º ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARECER DO PROFESSOR COORDENADOR:

 

 

 

 

 PARECER DO DIRETOR

 

 

 

 

Lorena, 8 de julho de 2020                                                                                                                                                                                                       Rosana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário