Pesquisar este blog

domingo, 18 de novembro de 2018

Análise de item de prova - OT -D.E Guaratinguetá


Língua Portuguesa – Material de O.T. – Item de Prova



Série: 9ºA / 23 alunos realizaram essa questão

Data: 29/10/2018

H39 – Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo relação entre a moral e o tema da fábula



Leia o texto para responder à questão.



O Lobo e a as Ovelhas



Havia entre Lobos e Ovelhas uma guerra antiga, As Ovelhas, ainda que fracas, ajudadas pelos rafeiros (cães de guarda), sempre levavam o melhor. Certa vez os lobos pediram paz, oferecendo como penhor seus filhotes, desde que as Ovelhas entregassem os rafeiros. As Ovelhas, cansadas daquela guerra, aceitaram e as pazes foram feitas. Aconteceu que, estando presos, os filhos dos Lobos começaram a uivar continuamente. Seus pais, ouvindo isso, correram a acudir afirmando que a paz estava quebrada e tornaram a fazer a guerra. As ovelhas bem que tentaram se defender, mas como sua principal força consistia nos cães de guarda(rafeiros), que haviam entregado aos Lobos, facilmente foram vencidas e devoradas.

                                                                     SHAFAN, J.  As fábulas de Esopo.



O desequilíbrio no conflito da narrativa que culminou na morte das ovelhas foi ocasionado pelo(a):

a)       Acordo feito entre os rafeiros e os lobos.

b)      Acordo de paz proposto pelos lobos.

c)       Ataque dos filhotes dos lobos pelas ovelhas.

d)      Tortura dos filhotes de lobos pelos rafeiros



Resultado da Correção

A alternativa A está incorreta. O aluno não compreendeu que o acordo foi entre as ovelhas e os lobos, já que os rafeiros foram entregues.  (2 alunos marcaram essa alternativa)

A alternativa B está correta. A entrega dos rafeiros aos lobos fez com que as ovelhas ficassem sem defesa. Sendo assim, o desequilíbrio do conflito da narrativa decorreu desse acordo de paz que foi proposto pelos lobos. (19 alunos marcaram essa alternativa)

A alternativa C está incorreta. O aluno compreendeu que os uivos dos filhotes tiveram relação com o desfecho, mas não compreendeu que esses faziam parte da estratégia dos lobos. (1 aluno marcou essa alternativa)

A alternativa D está incorreta. O aluno mesclou informações diversas ou assinalou a alternativa sem ler o texto. (1 aluno marcou essa alternativa)



O item avalia se o aluno consegue estabelecer uma relação entre a ideia central da fábula e sua moral, que vem implícita no corpo da narrativa. Para isso, ele precisa tomar conhecimento e compreender todo o processo de construção de sentido do texto e inferir sua ideia global (B). As demais alternativas se excluem porque apresentam moral com sentido diferente daquela implícita na narrativa.












Nenhum comentário:

Postar um comentário