Língua
Portuguesa – Material de O.T. – Item de Prova
Série: 9ºA / 23 alunos realizaram essa questão
Data: 29/10/2018
H39 – Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo
relação entre a moral e o tema da fábula
Leia o texto para responder à questão.
O
Lobo e a as Ovelhas
Havia entre Lobos e Ovelhas uma guerra antiga, As
Ovelhas, ainda que fracas, ajudadas pelos rafeiros (cães de guarda), sempre
levavam o melhor. Certa vez os lobos pediram paz, oferecendo como penhor seus
filhotes, desde que as Ovelhas entregassem os rafeiros. As Ovelhas, cansadas
daquela guerra, aceitaram e as pazes foram feitas. Aconteceu que, estando
presos, os filhos dos Lobos começaram a uivar continuamente. Seus pais, ouvindo
isso, correram a acudir afirmando que a paz estava quebrada e tornaram a fazer
a guerra. As ovelhas bem que tentaram se defender, mas como sua principal força
consistia nos cães de guarda(rafeiros), que haviam entregado aos Lobos,
facilmente foram vencidas e devoradas.
SHAFAN,
J. As fábulas de Esopo.
O desequilíbrio no conflito da narrativa que culminou
na morte das ovelhas foi ocasionado pelo(a):
a)
Acordo feito entre os rafeiros e os lobos.
b)
Acordo de paz proposto
pelos lobos.
c)
Ataque dos filhotes dos lobos pelas ovelhas.
d)
Tortura dos filhotes de lobos pelos rafeiros
Resultado da Correção
A alternativa A está incorreta. O aluno não
compreendeu que o acordo foi entre as ovelhas e os lobos, já que os rafeiros foram
entregues. (2 alunos marcaram essa
alternativa)
A alternativa B está correta. A entrega dos rafeiros
aos lobos fez com que as ovelhas ficassem sem defesa. Sendo assim, o
desequilíbrio do conflito da narrativa decorreu desse acordo de paz que foi proposto
pelos lobos. (19 alunos marcaram essa alternativa)
A alternativa C está incorreta. O aluno compreendeu
que os uivos dos filhotes tiveram relação com o desfecho, mas não compreendeu
que esses faziam parte da estratégia dos lobos. (1 aluno marcou essa alternativa)
A alternativa D está incorreta. O aluno mesclou
informações diversas ou assinalou a alternativa sem ler o texto. (1 aluno
marcou essa alternativa)
O item avalia se o aluno consegue estabelecer uma
relação entre a ideia central da fábula e sua moral, que vem implícita no corpo
da narrativa. Para isso, ele precisa tomar conhecimento e compreender todo o
processo de construção de sentido do texto e inferir sua ideia global (B). As
demais alternativas se excluem porque apresentam moral com sentido diferente
daquela implícita na narrativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário