AVALIAÇÃO
DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3ºA
Objetivo:
Habilidade MP037 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na
comparação entre textos (artigo de opinião, expositivo, regulamento, poema,
trecho de romance) que se referem ao mesmo tema.
Leia o texto e responda às questões 01 e 02.
Na publicidade brasileira, mais de 90% dos
protagonistas ainda são brancos
ECONOMIA & NEGÓCIOS 21 março 2016 | 10:36
Estudo mostra que propaganda reproduz velhos
conceitos de gênero e raça no País (Fernando
Scheller)
Um país com mais de 90% da população composta por
brancos, em que as mulheres se dedicam principalmente aos cuidados com a casa e
com a beleza. Este é o retrato do Brasil na publicidade veiculada na televisão,
de acordo com uma pesquisa feita pela agência brasileira Heads, com o auxílio
da ONU Mulheres. O objetivo da iniciativa conjunta é combater estereótipos na
propaganda e na mídia. Para chegar à conclusão de que as simplificações sociais
continuam a dar o tom da publicidade no País, a Heads monitorou, durante os
dias 25 a 31 janeiro, mais de 2,3 mil inserções de 30 segundos exibidas em
intervalos comerciais de duas emissoras: a TV Globo e o Megapix (canal de
filmes incluído em pacotes básicos de empresas de televisão por assinatura).
Trata-se da segunda pesquisa do gênero capitaneada pela Heads em menos de um
ano. A primeira edição, realizada em meados de 2015, revelou que a situação era
preocupante. De acordo com Carla Alzamora, diretora de planejamento da Heads e
uma das responsáveis pelo levantamento, a situação piorou na rodada feita no
início de 2016. Ficou claro: quando chega o verão, os estereótipos – sobretudo
os de gênero – ganham ainda mais força. A equipe da
Heads apurou que 36% dos comerciais exibidos apresentavam algum estereótipo de
gênero – afetando principalmente mulheres, mas também homens –, contra 28% da
medição anterior. “Isso fica claro especialmente no que se refere às atividades
exercidas nos comerciais”, explica Carla. O levantamento mostrou que 100% das
propagandas de calçados e de cuidados com o bebê reforçam ideias há muito
estabelecidas sobre a posição feminina na sociedade. O mesmo ocorre com segmentos
como produtos de beleza (em 77% dos casos) e itens de limpeza (em 82% das
inserções). Diante dos resultados do levantamento, a Heads chegou à conclusão
de que toda a discussão sobre “empoderamento” feminino que tomou conta da mídia
em 2015 teve efeito nulo sobre a publicidade. Raça. Se a questão do gênero é
preocupante, os estereótipos raciais também estão transparentes na pesquisa.
“Existe uma clara noção no mercado que a família negra só se comunica com
negros, enquanto a branca pode falar para todos”, diz a diretora de
planejamento da Heads. Entre os homens que protagonizam comerciais de TV, 93%
são brancos. No caso das mulheres, a esmagadora maioria das protagonistas de
propaganda é branca, enquanto uma pequena parcela dos personagens se encaixa na
categoria “diversa” (com pessoas de diferentes origens raciais interagindo) e
apenas 1% mostram só mulheres negras em primeiro plano. Quando os protagonistas
são crianças ou casais, a presença de negros e pardos cresce, mas sem superar a
marca de 24%. [...]
Disponível em:
.
Acesso em: 26 de julho de 2017.
Questão 01
A informação veiculada na notícia sobre a
participação de homens brancos em campanhas publicitárias brasileiras
corresponde ao trecho do texto:
(A) “A equipe da Heads apurou que 36% dos comerciais
exibidos, apresentavam algum estereótipo de gênero [...]”.
(B) “Quando os protagonistas são crianças ou casais,
a presença de negros e pardos cresce [...]”.
(C) “Entre os homens que protagonizam comerciais de
TV, 93% são brancos”.
(D) A primeira pesquisa realizada em 2015 revelou que
a situação era preocupante.
(E) Estudo mostra que propaganda reproduz velhos
conceitos de gênero e raça no País.
A avaliação foi aplicada no dia 30 de outubro de 2018
com a participação de 27 alunos, sendo que:
(A) “A equipe da Heads apurou que 36% dos comerciais
exibidos, apresentavam algum estereótipo de gênero [...]”. Resposta incorreta.
Esse trecho do texto trata da questão do gênero nos comerciais. (5 alunos marcaram
a alternativa A)
(B) “Quando os protagonistas são crianças ou casais,
a presença de negros e pardos cresce [...]”. Resposta incorreta. A alternativa
(B) traz comentário sobre o protagonismo de crianças e casais negros e pardos
em comerciais. (nenhum aluno marcou essa alternativa)
(C) “Entre os homens que protagonizam comerciais de
TV, 93% são brancos”. Resposta correta. O leitor atento observa que essa
citação se refere à participação de homens brancos na publicidade. (21 alunos
marcaram a alternativa C)
(D) A primeira pesquisa realizada em 2015 revelou que
a situação era preocupante. Resposta incorreta. Trata-se de um comentário sobre
a pesquisa de modo geral. (1 aluno marcou essa alternativa)
Habilidade MP042 - Reconhecer o efeito de sentido
produzido pelo uso de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos (usos dos
porquês, paráfrase, clichê ou chavão, orações subordinadas) em um texto (artigo
de opinião, expositivo, regulamento, poema, trecho de romance).
Questão 02
Em: “Quando os protagonistas são crianças ou casais,
a presença de negros e pardos cresce, mas sem superar a marca de 24%.”, a
oração subordinada acrescenta ao período a ideia de:
(A) modo.
(B)
lugar.
(C)
tempo.
(D) causa.
Resultado da Correção
(A) modo. Resposta incorreta. Não há, no período, o
modo como o fato acontece. (B) lugar.
Resposta incorreta. Não há, no período, a ideia de lugar onde o fato
acontece. (C) tempo.
Resposta correta. A oração subordinada
iniciada pela conjunção subordinativa adverbial “quando” traz, ao período, a
ideia de em que momento a presença de negros e pardos cresce, de acordo com a
pesquisa. (22 alunos marcaram essa alternativa)
(D) causa. Resposta incorreta. A oração subordinada
adverbial, nesse período, não traz a ideia de causa. (5 alunos marcaram essa
alternativa)
A tarefa de leitura proposta consiste em localizar e
relacionar as porcentagens aos respectivos elementos. As alternativas A e B
apresentam poucas informações em conformidade com o texto; a maioria dos dados
relativos a porcentagem corresponde a outros elementos do texto. A alternativa
D, além disso, apresenta um dado que, de acordo com o texto, está incorreto. É
provável que os alunos que optaram por A, B e D observaram algumas informações
relativas às porcentagens, sem verificar se as quantidades, de fato,
correspondem aos elementos mencionados na reportagem.
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