Pesquisar este blog

domingo, 18 de novembro de 2018

Análise de item de prova


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – 3ºA



Objetivo: Habilidade MP037 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre textos (artigo de opinião, expositivo, regulamento, poema, trecho de romance) que se referem ao mesmo tema.



Leia o texto e responda às questões 01 e 02.



Na publicidade brasileira, mais de 90% dos protagonistas ainda são brancos

ECONOMIA & NEGÓCIOS 21 março 2016 | 10:36

Estudo mostra que propaganda reproduz velhos conceitos de gênero e raça no País                                         (Fernando Scheller)



Um país com mais de 90% da população composta por brancos, em que as mulheres se dedicam principalmente aos cuidados com a casa e com a beleza. Este é o retrato do Brasil na publicidade veiculada na televisão, de acordo com uma pesquisa feita pela agência brasileira Heads, com o auxílio da ONU Mulheres. O objetivo da iniciativa conjunta é combater estereótipos na propaganda e na mídia. Para chegar à conclusão de que as simplificações sociais continuam a dar o tom da publicidade no País, a Heads monitorou, durante os dias 25 a 31 janeiro, mais de 2,3 mil inserções de 30 segundos exibidas em intervalos comerciais de duas emissoras: a TV Globo e o Megapix (canal de filmes incluído em pacotes básicos de empresas de televisão por assinatura). Trata-se da segunda pesquisa do gênero capitaneada pela Heads em menos de um ano. A primeira edição, realizada em meados de 2015, revelou que a situação era preocupante. De acordo com Carla Alzamora, diretora de planejamento da Heads e uma das responsáveis pelo levantamento, a situação piorou na rodada feita no início de 2016. Ficou claro: quando chega o verão, os estereótipos – sobretudo os de gênero – ganham ainda mais força.                                                                                                                                          A equipe da Heads apurou que 36% dos comerciais exibidos apresentavam algum estereótipo de gênero – afetando principalmente mulheres, mas também homens –, contra 28% da medição anterior. “Isso fica claro especialmente no que se refere às atividades exercidas nos comerciais”, explica Carla. O levantamento mostrou que 100% das propagandas de calçados e de cuidados com o bebê reforçam ideias há muito estabelecidas sobre a posição feminina na sociedade. O mesmo ocorre com segmentos como produtos de beleza (em 77% dos casos) e itens de limpeza (em 82% das inserções). Diante dos resultados do levantamento, a Heads chegou à conclusão de que toda a discussão sobre “empoderamento” feminino que tomou conta da mídia em 2015 teve efeito nulo sobre a publicidade. Raça. Se a questão do gênero é preocupante, os estereótipos raciais também estão transparentes na pesquisa. “Existe uma clara noção no mercado que a família negra só se comunica com negros, enquanto a branca pode falar para todos”, diz a diretora de planejamento da Heads. Entre os homens que protagonizam comerciais de TV, 93% são brancos. No caso das mulheres, a esmagadora maioria das protagonistas de propaganda é branca, enquanto uma pequena parcela dos personagens se encaixa na categoria “diversa” (com pessoas de diferentes origens raciais interagindo) e apenas 1% mostram só mulheres negras em primeiro plano. Quando os protagonistas são crianças ou casais, a presença de negros e pardos cresce, mas sem superar a marca de 24%.  [...]



Disponível em: . Acesso em: 26 de julho de 2017.                                                                                                                                                                        



Questão 01

A informação veiculada na notícia sobre a participação de homens brancos em campanhas publicitárias brasileiras corresponde ao trecho do texto:

(A) “A equipe da Heads apurou que 36% dos comerciais exibidos, apresentavam algum estereótipo de gênero [...]”.

(B) “Quando os protagonistas são crianças ou casais, a presença de negros e pardos cresce [...]”.

(C) “Entre os homens que protagonizam comerciais de TV, 93% são brancos”.

(D) A primeira pesquisa realizada em 2015 revelou que a situação era preocupante.

(E) Estudo mostra que propaganda reproduz velhos conceitos de gênero e raça no País.



A avaliação foi aplicada no dia 30 de outubro de 2018 com a participação de 27 alunos, sendo que:

(A) “A equipe da Heads apurou que 36% dos comerciais exibidos, apresentavam algum estereótipo de gênero [...]”. Resposta incorreta. Esse trecho do texto trata da questão do gênero nos comerciais. (5 alunos marcaram a alternativa A)     

(B) “Quando os protagonistas são crianças ou casais, a presença de negros e pardos cresce [...]”. Resposta incorreta. A alternativa (B) traz comentário sobre o protagonismo de crianças e casais negros e pardos em comerciais. (nenhum aluno marcou essa alternativa)

(C) “Entre os homens que protagonizam comerciais de TV, 93% são brancos”. Resposta correta. O leitor atento observa que essa citação se refere à participação de homens brancos na publicidade. (21 alunos marcaram a alternativa C)   

(D) A primeira pesquisa realizada em 2015 revelou que a situação era preocupante. Resposta incorreta. Trata-se de um comentário sobre a pesquisa de modo geral. (1 aluno marcou essa alternativa)                                                               



Habilidade MP042 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos (usos dos porquês, paráfrase, clichê ou chavão, orações subordinadas) em um texto (artigo de opinião, expositivo, regulamento, poema, trecho de romance).

 

Questão 02

Em: “Quando os protagonistas são crianças ou casais, a presença de negros e pardos cresce, mas sem superar a marca de 24%.”, a oração subordinada acrescenta ao período a ideia de:

(A)  modo.                                                                                                                                                          

(B)  lugar.                                                                                                                                                                         

(C)  tempo.                                                                                                                                                           

(D)  causa.                                                                                                                                                                                                         



Resultado da Correção

(A) modo. Resposta incorreta. Não há, no período, o modo como o fato acontece.                                 (B) lugar. Resposta incorreta. Não há, no período, a ideia de lugar onde o fato acontece.                     (C) tempo. Resposta correta.  A oração subordinada iniciada pela conjunção subordinativa adverbial “quando” traz, ao período, a ideia de em que momento a presença de negros e pardos cresce, de acordo com a pesquisa. (22 alunos marcaram essa alternativa) 

(D) causa. Resposta incorreta. A oração subordinada adverbial, nesse período, não traz a ideia de causa. (5 alunos marcaram essa alternativa)



A tarefa de leitura proposta consiste em localizar e relacionar as porcentagens aos respectivos elementos. As alternativas A e B apresentam poucas informações em conformidade com o texto; a maioria dos dados relativos a porcentagem corresponde a outros elementos do texto. A alternativa D, além disso, apresenta um dado que, de acordo com o texto, está incorreto. É provável que os alunos que optaram por A, B e D observaram algumas informações relativas às porcentagens, sem verificar se as quantidades, de fato, correspondem aos elementos mencionados na reportagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário