Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Rosana Aparecida da Silva
Sequência Didática: Álbum de Família
Série: 7ª (8ª ano)
Introdução
O
presente trabalho procura trazer para a sala de aula uma amostragem ampla das
possibilidades expressivas e comunicativas da linguagem, um trabalho crítico e
reflexivo que foi desenvolvido com o objetivo de aplicar em sala de aula junto
aos alunos a realização de várias atividades de leitura que tenham como foco
poemas de Carlos Drummond de Andrade, a começar por “Infância”. Neste trabalho
foram considerados como “textos” não apenas o texto literário, mas qualquer
forma de expressão emissora de significados, impregnada de conteúdo ideológico
(passíveis de leitura e/ou reescrita), além de toda manifestação oral ou
escrita, coloquial ou culta.
Levou-se em
conta, na seleção dos textos, a adequação ao tema pretendido. Tentou-se,
principalmente, estabelecer relações intertextuais com outros escritores.
Fundamentação Teórica
É assim que a sequência didática
apresentada, indicada para a turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, os
temas, as obras apresentadas e as propostas estão centrados na experiência do
‘Eu’. Em geral o jovem, nessa fase, passa por profundas modificações físicas e
sociais que o tornam confuso, ensimesmado e oscilante entre um universo
ultrapassado (Infantil) e outro totalmente desconhecido (adulto). Esse
posicionamento o torna incerto sobre sua própria identidade.
Em resposta a
essa situação é proposta como ponto de partida a leitura do poema “Infância” por
meio do qual Drummond nos mostra as inquietações, os anseios, as alegrias
cotidianas presente na vida de todos nós. “A vida é o assunto de seus poemas,
marcados pelo antilirismo intencional, pela ironia [...] e pelo humor
desencantado, como afirmaram Antonio Candido e José Aderaldo Castelo”.
Procedimento - A elaboração da Sequência
Didática
A sequência
didática foi realizada a partir das etapas apresentadas da p.38 da apostila “Encontros
com a leitura e a escrita” utilizada em estudos e tarefas do curso.
·
Preparando a leitura
·
Aquecendo para a leitura
·
Saboreando o texto
·
Entrelaçando leituras coletivas
·
Desdobramentos para outros momentos
Leitura - Antiguidades - Cora
Coralina.
Poemas dos becos de Goiás e
estórias mais.
São Paulo: Global, 1988. p.53-4.
Lembrança do mundo antigo Carlos
Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1996.
p.96
Meus oito anos - Cassiano Ricardo. Martins Cererê.
Rio de Janeiro: José Olimpio,
1972. p.143-4
ÁLBUM DE FAMÍLIA
Normalmente
nos interessamos apenas por histórias de personagens famosas e, com isso,
deixamos de perceber a riqueza de nossa própria história. Com o projeto Álbum de família, você fará um mergulho
no passado e, ao resgatar a memória de seus antepassados, poderá refletir sobre
as possíveis consequências dessas histórias na sua própria vida. Este será
desenvolvido em quatro etapas, devidamente planejadas quanto à data de execução
de cada uma.
Primeira etapa
Leitura dos poemas:
Antiguidades - Cora Coralina
Lembrança do mundo antigo - Carlos
Drummond de Andrade
Meus oito anos - Cassiano Ricardo
Após a
leitura, forme um grupo com alguns colegas, por afinidades de escolha, para
discutirem em que medida o passado interfere e/ou “conversa” com o presente e
quais as implicações dessa interferência.
Segunda etapa
Pesquise com
seus pais ou responsáveis, avós ou bisavós (se ainda os tiver) a história da
família (materna e paterna). Essa pesquisa será feita por meio de entrevistas,
e as informações anotadas serão muito importantes para a realização do álbum.
Solicite dos antepassados, além dos depoimentos, fotos, documentos antigos,
lembranças que serão utilizados como ilustração das histórias.
Terceira etapa
Traga as
anotações para a sala de aula para serem redigidas e revisadas. É preciso,
também distribuir e legendar as fotos. É importante destacar que elas são
apenas ilustrações. O principal é o texto.
Quarta etapa
Passe o texto
a limpo em folhas previamente escolhidas e monte o álbum, de acordo com o
seguinte roteiro:
Capa / Contra capa
Apresentação
Identificação
Histórico Familiar
Foco da atividade
Objeto de trabalho: “Álbum de
Família”.
Número de aulas previstas
8 aulas
Objetivos conceituais
- Refletir sobre a importância de analisar o passado
- Refletir sobre a impermanência de tudo
- Retornar as características do texto poético
- Perceber as características do relato
- Associar sensações a sentimentos
- Perceber que o verbo é a classe de palavra que se encarrega de registrar a ação do tempo
- Entender a importância do verbo na constituição da oração
Objetivos procedimentais
·
Fazer, oralmente um relato de primeiras
experiências.
·
Comparar textos poéticos de épocas diferentes, a
partir de roteiro dado.
·
Produzir poemas.
·
Leitura expressiva para a classe.
·
Pesquisar a história de antepassados por meio de
entrevistas com pais e avós.
·
Redigir e revisar os textos para o álbum.
·
Organizar fatos, documentos, lembranças e
cartas.
·
Elaborar legenda para esses materiais.
Objetivos atitudinais
- Interessar-se pela vida de seus antepassados.
- Valorizar a troca de idéias nos grupos.
- Reconhecer-se como herdeiro das conquistas de seus antepassados.
- Apreciar a leitura.
- Valorizar a infância como época muito importante na formação de nossa personalidade.
Conclusão
Em
todas as etapas, buscamos um resultado rico de análise, reflexão e expressão (oral
e escrita), além, é claro, da prática da sequência e de suas exigências, tais
como respeito, aceitação de opiniões divergentes, participação coletiva. Os
valores transmitidos pela temática de “Infância”, possibilitando explorá-la por
um outro viéis, transferindo para a realidade do aluno e relacionando com as
grandes questões sociais enfrentadas hoje por muitas crianças que têm uma
infância sofrida e que por isso pode trazer problemas futuros.
Finalmente, os
alunos realizaram uma atividade escrita sobre o poema “Infância”, Drummond,
apresentando uma leitura particular, usando como ponto de partida, as anotações
feitas durante a atividade. Assim, o professor acompanha o desenvolvimento da
compreensão leitora de textos literários e o desenvolvimento da capacidade de
expressar por escrito essa compreensão do poema lido.
Bibliografia
·
ACHCAR, Francisco. Folha explica Carlos Drummond
de Andrade. São Paulo: Publifolha, 2001.
·
BARBOSA, João Alexandre. A metáfora crítica. São
Paulo: Perspectiva,1974.
·
CAMPOS, Haroldo de. Drummond, Mestre de coisas. In:_____.
Metalinguagem & Outras Metas. São Paulo: perspectiva, 1992. p.49-55.
·
CANDIDO, Antonio. Inquietudes na poesia de
Drummond. In_____. Vários escritos. 3ªed. São Paulo. Duas cidades. 1995. p.111-5
·
MARTINS, Hélcio. A rima na poesia de Carlos
Drummond de Andrade. Rio de Janeiro. José Olympio,1968.
Nenhum comentário:
Postar um comentário