Pesquisar este blog

domingo, 7 de julho de 2013

Sequência didática - Álbum de Família


Disciplina: Língua Portuguesa
Professor: Rosana Aparecida da Silva
Sequência Didática: Álbum de Família
Série: 7ª (8ª ano)

Introdução

            O presente trabalho procura trazer para a sala de aula uma amostragem ampla das possibilidades expressivas e comunicativas da linguagem, um trabalho crítico e reflexivo que foi desenvolvido com o objetivo de aplicar em sala de aula junto aos alunos a realização de várias atividades de leitura que tenham como foco poemas de Carlos Drummond de Andrade, a começar por “Infância”. Neste trabalho foram considerados como “textos” não apenas o texto literário, mas qualquer forma de expressão emissora de significados, impregnada de conteúdo ideológico (passíveis de leitura e/ou reescrita), além de toda manifestação oral ou escrita, coloquial ou culta.
Levou-se em conta, na seleção dos textos, a adequação ao tema pretendido. Tentou-se, principalmente, estabelecer relações intertextuais com outros escritores.

Fundamentação Teórica

            É assim que a sequência didática apresentada, indicada para a turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, os temas, as obras apresentadas e as propostas estão centrados na experiência do ‘Eu’. Em geral o jovem, nessa fase, passa por profundas modificações físicas e sociais que o tornam confuso, ensimesmado e oscilante entre um universo ultrapassado (Infantil) e outro totalmente desconhecido (adulto). Esse posicionamento o torna incerto sobre sua própria identidade.
Em resposta a essa situação é proposta como ponto de partida a leitura do poema “Infância” por meio do qual Drummond nos mostra as inquietações, os anseios, as alegrias cotidianas presente na vida de todos nós. “A vida é o assunto de seus poemas, marcados pelo antilirismo intencional, pela ironia [...] e pelo humor desencantado, como afirmaram Antonio Candido e José Aderaldo Castelo”.

Procedimento - A elaboração da Sequência Didática

A sequência didática foi realizada a partir das etapas apresentadas da p.38 da apostila “Encontros com a leitura e a escrita” utilizada em estudos e tarefas do curso.
·         Preparando a leitura
·         Aquecendo para a leitura
·         Saboreando o texto
·         Entrelaçando leituras coletivas
·         Desdobramentos para outros momentos

Leitura - Antiguidades - Cora Coralina.
Poemas dos becos de Goiás e estórias mais.
São Paulo: Global, 1988. p.53-4.

Lembrança do mundo antigo Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1996. p.96

Meus oito anos -  Cassiano Ricardo. Martins Cererê.
Rio de Janeiro: José Olimpio, 1972. p.143-4


ÁLBUM DE FAMÍLIA

Normalmente nos interessamos apenas por histórias de personagens famosas e, com isso, deixamos de perceber a riqueza de nossa própria história. Com o projeto Álbum de família, você fará um mergulho no passado e, ao resgatar a memória de seus antepassados, poderá refletir sobre as possíveis consequências dessas histórias na sua própria vida. Este será desenvolvido em quatro etapas, devidamente planejadas quanto à data de execução de cada uma.

Primeira etapa
Leitura dos poemas:
Antiguidades - Cora Coralina
Lembrança do mundo antigo - Carlos Drummond de Andrade
Meus oito anos - Cassiano Ricardo

Após a leitura, forme um grupo com alguns colegas, por afinidades de escolha, para discutirem em que medida o passado interfere e/ou “conversa” com o presente e quais as implicações dessa interferência.

Segunda etapa
Pesquise com seus pais ou responsáveis, avós ou bisavós (se ainda os tiver) a história da família (materna e paterna). Essa pesquisa será feita por meio de entrevistas, e as informações anotadas serão muito importantes para a realização do álbum. Solicite dos antepassados, além dos depoimentos, fotos, documentos antigos, lembranças que serão utilizados como ilustração das histórias.

Terceira etapa    
Traga as anotações para a sala de aula para serem redigidas e revisadas. É preciso, também distribuir e legendar as fotos. É importante destacar que elas são apenas ilustrações. O principal é o texto.

Quarta etapa 
Passe o texto a limpo em folhas previamente escolhidas e monte o álbum, de acordo com o seguinte roteiro:

Capa / Contra capa
Apresentação
Identificação
Histórico Familiar



Foco da atividade
Objeto de trabalho: “Álbum de Família”.

Número de aulas previstas
8 aulas

Objetivos conceituais
  • Refletir sobre a importância de analisar o passado
  • Refletir sobre a impermanência de tudo
  • Retornar as características do texto poético
  • Perceber as características do relato
  • Associar sensações a sentimentos
  • Perceber que o verbo é a classe de palavra que se encarrega de registrar a ação do tempo
  • Entender a importância do verbo na constituição da oração

Objetivos procedimentais
·         Fazer, oralmente um relato de primeiras experiências.
·         Comparar textos poéticos de épocas diferentes, a partir de roteiro dado.
·         Produzir poemas.
·         Leitura expressiva para a classe.
·         Pesquisar a história de antepassados por meio de entrevistas com pais e avós.
·         Redigir e revisar os textos para o álbum.
·         Organizar fatos, documentos, lembranças e cartas.
·         Elaborar legenda para esses materiais.

Objetivos atitudinais
  • Interessar-se pela vida de seus antepassados.
  • Valorizar a troca de idéias nos grupos.
  • Reconhecer-se como herdeiro das conquistas de seus antepassados.
  • Apreciar a leitura.
  • Valorizar a infância como época muito importante na formação de nossa personalidade.

Conclusão
            Em todas as etapas, buscamos um resultado rico de análise, reflexão e expressão (oral e escrita), além, é claro, da prática da sequência e de suas exigências, tais como respeito, aceitação de opiniões divergentes, participação coletiva. Os valores transmitidos pela temática de “Infância”, possibilitando explorá-la por um outro viéis, transferindo para a realidade do aluno e relacionando com as grandes questões sociais enfrentadas hoje por muitas crianças que têm uma infância sofrida e que por isso pode trazer problemas futuros.
Finalmente, os alunos realizaram uma atividade escrita sobre o poema                “Infância”, Drummond, apresentando uma leitura particular, usando como ponto de partida, as anotações feitas durante a atividade. Assim, o professor acompanha o desenvolvimento da compreensão leitora de textos literários e o desenvolvimento da capacidade de expressar por escrito essa compreensão do poema lido.

Bibliografia

·         ACHCAR, Francisco. Folha explica Carlos Drummond de Andrade. São Paulo: Publifolha, 2001.
·         BARBOSA, João Alexandre. A metáfora crítica. São Paulo: Perspectiva,1974.
·         CAMPOS, Haroldo de. Drummond, Mestre de coisas. In:_____. Metalinguagem & Outras Metas. São Paulo: perspectiva, 1992. p.49-55.
·         CANDIDO, Antonio. Inquietudes na poesia de Drummond. In_____. Vários escritos. 3ªed. São Paulo. Duas cidades. 1995. p.111-5
·         MARTINS, Hélcio. A rima na poesia de Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro. José Olympio,1968.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário